sábado, 26 de janeiro de 2008

Identidade

O Caderno G, suplemento da Gazeta do Povo, traz hoje uma interessante matéria sobre a identidade paranaense - ou melhor, a falta dela. A reportagem aborda principalmente a área cultural, mas a questão certamente envolve também outros aspectos sociais - inclusive o futebol regional. Multifacetada? Tímida? Inexistente? "Lugar de passagem desde o tempo dos tropeiros e destino final para imigrantes de diversos partes do mundo, o Paraná recebeu também, nos últimos anos, um grande fluxo de migrantes de outros estados. Essa miscelânea cultural resultou em uma característica multifacetada, por vezes confundida com uma falta de identidade", argumentam no texto os jornalistas Luciana Romagnolli e Luis Alvarez.
Realmente. Principalmente quando coomparamos com outros estados. Um exemplo. Um dos blogs de times que mais gosto é o Blog do Santinha, concebido e atualizado por torcedores do Santa Cruz. Basta dar uma espiada lá para ver a influência da cultura regional sobre o clube e seus torcedores. Sobre o futebol pernambucano, enfim. Rio e São Paulo, as megalópoles, centros da grande mídia, sempre tantarão se sobrepor. Mas a cultura regional forte - como no caso de gaúchos e baianos, por exemplo - acaba não permitindo.
Voltemos ao Paraná. Nossos grandes clubes não conseguem penetrar nem mesmo no interior de nosso próprio estado. Às vezes nós mesmos, aqui de Curitiba, subestimamos a necessidade de se criar esta identidade. Ultimamente tenho ouvido alguns torcedores dizerem que o grande rival do Atlético, agora, é o São Paulo. Ou o Grêmio, ou sei lá quem. Balela. Nosso arquirrival, maior inimigo, será sempre o Coritiba. Ainda bem que os coxas voltaram à primeira divisão. Valorizemos, pois, o Atletiba - uma das maiores expressões culturais de Curitiba e do estado do Paraná.
Este cenário pode mudar. Demora, mas muda. Até há algum tempo, as TVs transmitiam os campeonatos paulista e carioca pra cá e não estavam "nem aí". Os clubes daqui não eram nem ao menos consultados. Agora já não é mais bem assim. O Atlético ainda não autoriza suas transmissões devido ao pífio valor oferecido pela TV. Mas pelo menos há uma proposta, uma tentativa. E logo, espero, emissora e clube chegam a um acordo .
Valorize, pois, o que é nosso. Beba mate e gasosa Cini. Coma barreado em Morretes. Experimente o porco no rolete ou o carneiro no buraco. Leia Dalton Trevisan, Leminski, Cristóvão Tezza. Ouça Relespública, Beijo AA Força e os Manymais. Curta o Atletiba.
Um dia este cenário muda e o Paraná consolida uma identidade. Um dia, tanto Atlético quanto os coxas vão ter as maiores torcidas também no interior do estado. Nem que leve 100 anos.

5 comentários:

Rafael disse...

Parabéns Guerrilheiro!!! Uma das colunas mais lúcidas que já li nos últimos tempos.

Com o perdão do trocadilho, o Paraná precisa de mais paranaenses. Paranaenses de verdade, que se orgulhem das coisas do Estado e que sintam o dever cívico de defender os nossos interesses.

Nesses tempos de Copa do Mundo, em que a união será fundamental, é preciso que os paranaenses acordem e pensem um pouco a grandiosidade de nosso estado dentro da Federação.

Aos nascidos no interior um recado: sejam mais paranaenses. O fato de nascerem no estado já lhes dá uma boa oportunidade de torcer para times da daqui. Saiam da zona de influência de seus avós e bisavós, torçam para os times do estado onde nasceram!!

DINDO disse...

PARABÉNS GUERRILHEIRO! É ISSO AÍ!!!
SÓ VOU SUBSTITUIR A CINI, E VC TAMBÉM,RSSS POR UMA SKOLLLLL.

rnn disse...

Depois que um locutor de rádio de Londrina me fala "Atlético do Paraná", penso que essa tarefa não será nada fácil.

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

skol tá liberada!

Anônimo disse...

Infelizmente aqui no paraná não temos sequer uma emissora de rádio de longo alcance, que transmita em ondas curtas ou médias o futebol paranaense. A unica emissora que tinha alcance nacional foi vendida a um grupo paulista.Quanto a Tv o espaço fica para os clubes Paulistas e cariocas.Sou de Pato Branco-Pr, torcedor do Atlético por tradição familiar, mas vejo que em nossa cidade o crescimento da nossa torcida é muito grande graças ao Titulo nacional e as grandes participações nos torneios internacionais.A Influência gaúcha e outros em nossa região é exatamente pelo vácuo existente da mídia Paranaense em todo o estado.