terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Você sabia?

Que o Atlético já enfrentou o Boca Juniors? E venceu? Eu também não sabia. Segundo notícia publicada hoje no site oficial do CAP, a partida foi realizada durante o "Torneio Atlântico Sul", que reuniu em 1973 equipes brasileiras da região Sul, além de Boca Juniors (ARG), Nacional (URU) e Peñarol (URU). O Furacão perdeu para o Peñarol, mas empatou com o Nacional e conquistou a histórica vitória sobre o time argentino, no estádio Belfort Duarte, por 2x1. O Atlético jogou com Neuri, Vanderlei, Almeida, Di, Julio, Sérgio Lopes, Renatinho, Buião, Madureira, Babá (Liminha) e Torino.
Muy amigos
Décadas mais tarde, os argentinos voltaram a sentir a força "del Paranaense". Ano passado, pela Copa Sul-Americana, o Furacão eliminou o River Plate com uma vitória em Buenos Aires e um empate na Baixada.
Já o tradicionalíssimo Nacional, campeão do Mundo, é um freguês histórico do Atlético. Além deste empate no citado torneio, enfrentou o Furacão em mais quatro oportunidades, pela Libertadores e pela Sul-Americana. Perdeu as quatro. Com direito a goleada e olé na Arena.
Campeões sem fazer fita
A propósito, o site oficial relembra que a conquista da Shaka Hislop Tribute Cup, em Trinidad e Tobago, semana passada, representa o quarto título internacional do Atlético - o terceiro conquistado no exterior. Em 1974, venceu o Torneio Afro Brasileiro, realizado na Vila Capanema. Em 1991 e 1992 levantou a Cup Schutzi, disputada em Wnithenthur, na Suíça.
As conquistas aí estão, gravadas na história do clube. Mas não é por isso que vamos mudar o hino umas 4 vezes para alardear que somos "tri-fita azul", não é mesmo? Fala sério.

5 comentários:

Carlos disse...

Eu estava nesse jogo, guerrilheiro! Lembro-me de ter ficado atrás do gol de fundos, onde assisti a um dos gols, o do Renatinho. E o goleiro do Boca saía da grande área para interceptar as bolas com as mãos (!)até quase o meio-de-campo. Apenas a falta era marcada, sem cartão, que aliás nem existia.
SRN

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Que tesão hein Carlos? Eu só não vi porque não era nascido ainda hehehehe.

Mas, vem cá, segundo o site do CAP, os gols foram marcados por Torino e Madureira. Confere?

Diogo disse...

Queria saber se vocês tem a lista de todos os jogos Internacionais do Atlético, Profissinal, Juniores.

Abraços

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Não temos, Diogo. Melhor pedir diretamente ao clube: http://www.caparanaense.com/contatos/

SRN !

Carlos disse...

Bem, minha memória cada vez mais insiste em me trair. Mas que o Renatinho participou do lance, pelo menos, participou (rsrsrs).
Saudações!