domingo, 4 de novembro de 2007

A realidade dos estádios

O Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia pôs a mão na massa e fez um estudo sobre a situação dos estádios em 17 estados brasileiros. E, como vimos que tem gente escrevendo bobagem sobre o assunto, fomos atrás da informação correta.
Apenas parte dos dados foram publicados pela imprensa. O estudo traz os pontos positivos e negativos de cada estádio. A Baixada foi considerada o melhor estádio do país, juntamente com o Engenhão. Veja o que disse a Folha de S. Paulo na edição do dia 1º de novembro:
Ranking
. Estudo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia em 28 estádios brasileiros aponta a Fonte Nova, em Salvador, como o pior. Entre candidatos à Copa-14, o mais fraco é o Mineirão. Engenhão, fora do Mundial, e Arena da Baixada são os melhores. O Morumbi vem em terceiro.
Já o site Terra optou por dar destaque aos problemas dos estádios, citando também a Baixada. Pronto, foi o que precisava para atiçar as bichas e a coxarada entrar em alvoroço. Entre os problemas da Arena, estão os famosos pontos cegos ao lado das colunas e a "água parada no fosso" (!!!).
Mas o que os coxinhas mal-informados não sabem é que o estudo é bem mais abrangente, e não foram vistoriados apenas "os estádios candidatos a sediar a Mundial". Em Curitiba, por exemplo, o Couto Pereira também recebeu a visita do sindicato, assim como a Vila Capanema.
Mas isso os coxinhas não sabem - ou estão tentando omitir, porque a realidade de seu "Monumental" é, digamos, vergonhosa.
Vamos lá:
1)
O fosso do Monumental Pinga-Mijo, assim como qualquer outro, também tem água parada:


2) Segundo o estudo, "a enorme infiltração na arquibancada superior pode causar danos estruturais":


3) Mictório com layout inadequado, apenas um lavatório para os usuários e "FORTE ODOR":


4) Armaduras expostas e corroídas nas vigas e lajes das arquibancadas:


E, vendo as demais fotos da vistoria, não pude deixar de fazer mais esta observação:

Sobre o puxadinho da Vila rachada, nem vou perder tempo. Mas é engraçado ver o estado do sanitário daquela pocilga e lembrar que os parasitas reclamaram da Arena...
Para ver o relatório completo, clique aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Os coxas chamaram o maquiador internacional da Lancome pra dar um "up" no estadiozinho...

Mas o que importa é:
A coxarada subiu!
Ano que vem, tem Atletiba no pinga-mijo e mais 6 pontos na classificação pro Furacão.

Saudações RubroNegras

cláudio disse...

O mais foda é escutar umas lorotas que os coxinhas e os parasitas falam, que a Baixada não tem condição de receber o mundial, porque não tem espaço pra estacionamento, que na Baixada não tem área de escape, meu deus, falta noção pros caras, são todas questões facilmente contornáveis, a área de escape com o projeto atual tá resolvida e as vagas de estacionamento é só fazer um prédio estacionamento num terreno próximo, claro que teria que ser visto o zoneamento, pra isso basta vontade política. Pior mesmo é ouvir que no pinheirão tinha mais condições porque lá tem uma grande área pra fazer estacionamento, era "só" derrubar e fazer um estádio novo, eles deixam de lado as principais questões: de onde iam tirar dinheiro pra fazer isso? A quem ia ser confiado esse dinheiro? Ao moura? Quem em sã consciência daria dinheiro pra ele? Já vejo a cena do dinheiro desaparecendo. Afinal, primeiro tinha que quitar as dívidas da federação. Os gastos públicos com o entorno seriam semelhantes aos da baixada. Eles, os coxas que acreditavam em tal projeto, se tivessem o mínimo de auto-crítica falariam: não queremos a copa na baixada, porque ela é do atlético. Eu aceitaria bem melhor essa posição por parte deles, pelo menos seria sincera e compreensível, melhor do que ouvir lorotas a respeito de um estádio no qual nunca ninguém quis jogar. É realmente triste ver a irracionalidade tomando conta de tanta gente e pior, justificá-la com uma falsa racionalidade, em vez de admitir que é por razões meramente emocionais, no caso, o único motivo é que odeiam o Atlético e preferem que Curitiba fique de fora da copa, do que esta venha pra Baixada. A respeito da Copa, o que deveria estar sendo questionado é como que no Rio vão levar a Copa pro Maraca se acabaram de fazer um estádio "maravilhoso"? Não conheço o engenhão mas quando tavam construindo achei que um dos objetivos era a copa. Estádios que eu conheço, mineirão e beira Rio, só tem jeito derrubando e fazendo outro, tenho simpatia pelos mineiros e pelo Inter, mas mesmo não tendo o mesmo sentimento pelo Coritiba, acho que até o Couto Pereira seria mais facilmente adaptado que esses dois, a visibilidade em ambos é ruim e não vi nenhum projeto pra mudar isso, que é bem mais importante que milhares de vagas de estacionamento.

cláudio disse...

Mais uma coisa: á escolha da baixada só não tá concretizada por motivos políticos, no dia da confirmãção do Brasil achei triste ver a matéria da globo que mostrava os estádios candidadtos, tendo tantas perspectivas realmente muito bem feitas do projeto que já existe da baixada, não vi nenhuma na matéria, só vi aqueles desenhos feitos por crianças no jardim de infância de outros estádios, todas no estilo dos desenhos da fpf do "remodelado" pinheirão, haja parcialidade

Anônimo disse...

essa merda vai cair!

Anônimo disse...

essa merda vai cair!

Fernanda disse...

Eu estive há poucos dias no St Denis e no estádio do Arsenal....e vejo como nosso presidente foi visionário e pensou na frente de todos esses provincianos que ficam falando mal da baixada. Lógico que os estádios que citei são melhores pois são de primeiro mundo, com verba e política sérias. Só tenho a dizer que o remédio para tanta inveja é uma bela camisa rubro-negra atleticana no corpo e o hino do furacão na boca.

Ellen disse...

Essa é a realidade dos porcos !