terça-feira, 30 de outubro de 2007

Um duro golpe nos Massas, Malaquias, Rabelos e LAs da vida

A melhor notícia da semana veio direto de Zurique. Além do fim do rodízio de continentes para sedes da Copa do Mundo, o Comitê Executivo da Fifa tomou uma decisão que passou ao largo do noticiário mas que é de extrema importância para o futebol brasileiro: a partir do ano que vem, entrerá em vigor uma nova norma para regulamentar a relação entre atletas e empresários.
Parece que a Fifa que acabar com a "farra" que há hoje em cima dos direitos federativos dos jogadores. A idéia é acabar com a força dos empresários, agentes e "fundos de investimento" e a "divisão" dos direitos sobre os atletas. "Nenhum clube pode assinar contrato com um jogador que permita a outra parte, ou uma terceira parte, adquirir habilidades na transferência que interfiram na independência e no desempenho dos times. O Comitê Disciplinar da Fifa pode punir os clubes que não seguirem essa norma", diz o comunicado.
Como não pode agir retroativamente, essa nova norma estipulada pela Fifa passa a ter validade no próximo ano. Casos recentes, como o de Thiago Neves, ex-Paraná Clube e atualmente no do Fluminense, não poderão mais acontecer de acordo com esse novo regulamento. O jogador tem dois empresários diferentes, cada um com uma parte de direito em seu contrato. O Paraná também tinha parte dos direitos do jogador, mas acabou ficando sem nada.
* * *
A propósito, a imprensa já se esqueceu do escândalo das propinas envolvendo a LA Sports? Vai ficar tudo por isso mesmo? Só mesmo no Brasil para um corruptor assumido não sofrer nenhum tipo de punição.

2 comentários:

Fernando disse...

Veja a participação do Ney Franco no Esporte Show

NEY FRANCO NO ESPORTE SHOW

PRIMEIRA PARTE

http://www.youtube.com/watch?v=3Mfwc51rShk

SEGUNDA PARTE AQUI

http://www.youtube.com/profile_videos?user=copycole

thyago disse...

Eles já estão se borrando.

http://www.lancenet.com.br/noticias/07-10-29/183933.stm