terça-feira, 25 de setembro de 2007

Polêmica desnecessária

Toda esta polêmica acerca da "maior torcida" do Paraná é absolutamente desnecessária e infundada. Quem levantou a bola foram os próprios coxas, que após anos de ostracismo tentam sair do armário. Começaram a criar polêmica com meia-dúzia de outdoors, e a imprensa comeu com farinha. Depois, veio o "desafio" proposto pela Gazeta - vencido, é óbvio, pela torcida rubro-negra, mas que realmente careceu de critérios mais razoáveis, apesar da boa intenção.
Mas fato é fato, e não se discute. E os fatos estão aí para quem quiser se informar. Primeiro, basta ver qual é o recorde de público em jogos de futebol em todos os estádios da capital. Bom, todos eles foram em jogos do Furacão - inclusive no estádio dos coxas.
Em segundo lugar, há as pesquisas. OK, algumas delas podem ter sido feitas com base em um universo pequeno, não significativo, etc etc etc. Mas não é mera coincidência o fato de todas as pesquisas apontarem a Nação atleticana como a maior do estado. Entre elas, as realizadas por institutos sérios e de âmbito nacional, como o Ibope e o DataFolha. E dizer que todas as pesquisas foram "compradas" ou é muita ingenuidade ou é burrice mesmo...
Mas nenhuma pesquisa tem tanta significância como a realizada pelo instituto Paraná Pesquisas. Foram realizadas 6,7 mil entrevistas apenas em Curitiba. Para se ter uma idéia, uma pesquisa de intenções de voto para prefeito da capital, por exemplo, não ouve mais do que 800 entrevistados, com margem de erro de 3% a 4%. Com esta base de 6,7 mil entrevistados, a margem de erro é minúscula. Maiúscula mesmo foi a diferença entre a torcida atleticana e o segundo colocado.
Para ver os dados da pesquisa, clique aqui e aqui.
Interessante é que o próprio diretor do instituto é um coxa-branca e até comenta isso numa reportagem.
Ou seja, toda esta pseudo-polêmica é totalmente dispensável e não vale pra nada. Ou melhor, serve para os coxas continuarem a acreditar que ainda estão nos anos 70 e são os maiorais. Que continuem pensando assim.

4 comentários:

ana disse...

RI-DI-CU-LO !
me matei de rir vendo no site "coxanautas" a indignação dos coxinhas com o resultado.
falaram, falaram e falaram... "farsa da RPC, farsa da Gazeta, farsa da Tribuna"
tudo isso porcausa de um PÔSTER?
tá loco !
a maior torcida é a ATLETICANA é isso já está confirmado, fato é fato.
e o maior público pagante do final de semana FOI o público da Arena.
levamos no nosso "meio-estádio" como eles dizem, mais pessoas do que no "estádio inteiro" deles.
a torcida atleticana é a maior,
a mais fiél, a mais presente.

não adianta ficar comprando homenagens para aparecer no globo esporte nacional ai...

Anônimo disse...

O mais bacana da pesquisa é que o Coxa não ganha nem na região 1.

ATLÉTICO 23,72%
COXA 22,51%

CRISTO REI/ JARDIM BOTÂNICO/ CABRAL/ HUGO LANGE/ JARDIM SOCIAL/ JUVEVÊ/ ALTO DA XV/ AHU/ ALTO DA GLORIA/ BOM RETIRO/ SÃO FRANCISCO/ CENTRO CÍVICO/ PRADO VELHO/ BATEL/ CHAMPAGNAT/BIGORRILHO/ CENTRO/ REBOUCAS/ MERCÊS

Ruy disse...

Esta pesquisa não tem caráter científico. Simplesmente, porque ela CONFIRMA O ÓBVIO.
Não tem pra ninguém... Atlético, mais do que Paranaense, é curitibano.

lê lê ô
lê lê ô
Atlético!

Anônimo disse...

Falam tanto mas vivem em nosso site. Que por sinal tem 10 vezes mais acessos que todos os meio sites de vcs. Somos os maiores no mundo real e no digital. Fui Campeão Primeiro!!