segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Mais que atletas, clube forma cidadãos

A revista IstoÉ desta semana traz uma reportagem destacando os clubes de futebol que oferecem algum tipo de formação escolar a seus atletas das categorias de base. Apenas três clubes foram citados: Cruzeiro, Vasco da Gama e o Atlético.

Leia o trecho que fala sobre o trabalho do Furacão:

No elenco atual do Atlético Paranaense, 13 jogadores fizeram o ensino fundamental ou médio patrocinados pelo clube, que tem uma parceria com a escola estadual Flávio Ferreira da Luz, localizada ao lado do centro de treinamento. Dentro de suas dependências, a agremiação conta com uma biblioteca com 2.400 volumes e uma lan house com sete computadores. O goleiro reserva do time, Vinícius Vieira, 22 anos, concluiu a faculdade de educação física este ano, depois de terminar o ensino médio na escola parceira do Atlético. “Passei no vestibular na primeira chamada. E o clube bancou as mensalidades.”

Três meses atrás, o Atlético pagou passagens aéreas e reuniu 30 pais de atletas em suas dependências. Ceridalva de Araújo Costa, 43 anos, veio de Salvador para conferir o aprendizado do filho Bruno, 17 anos, capitão do time juvenil e aluno do terceiro ano do ensino médio. No evento, ela fez questão de registrar, com microfone em punho, a sua felicidade pelo novo horizonte que se abriu para o filho: “Quero agradecer porque, se meu filho não der certo no futebol, sei que o clube o formou como cidadão.”

Nenhum comentário: