sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Atlético pode se associar a time mexicano

Esta saiu hoje no Jornal do Estado:
Atlético pode comprar clube do México
O Atlético Paranaense pode comprar 70% das ações do Puebla, clube da primeira divisão do México. A informação foi divulgada por jornais e sites desse país da América do Norte. “A Federação Mexicana de Futebol (FMF) abre suas portas para o investimento de capital estrangeiro para os clubes que assim queiram, mas desde que se trate de dinheiro limpo e transparente”, disse o presidente da FMF, Justino Compeán Palácios, para o jornal El Financiero.
“A abertura da Federação surge depois do suposto interesse da empresa brasileira Grupo Tribuna – proprietária do Atlético Paranaense – em adquirir por 12 milhões de dólares 70% das ações do Puebla”, relata a reportagem do El Financiero. No entanto, o clube brasileiro é uma sociedade civil sem fins lucrativos e não tem proprietários, nem vende ações. No balanço patrimonial de 2006, divulgado em junho de 2007, o Atlético registrou superátiv de R$ 15,5 milhões.
A reportagem do JE tentou contato pelo telefone celular do presidente do Atlético, João Augusto Fleury da Rocha, mas não obteve retorno. Os dirigentes do clube raramente concedem entrevistas e preferem se manifestar apenas pelo site oficial.
Emilio Maurer Espinosa, assessor do Puebla, explicou que a negociação está em andamento. “Não é momento para dar mais detalhes”, disse, ao jornal mexicano. “A verdade é que (a colaboração deles) seria investindo certo capital e se converteriam em sócios da equipe”, explicou. O site mediotempo.com, que também falou sobre o interesse do Atlético no clube mexicano, afirmou que uma das condições da negociação é a permanência da equipe na cidade de Puebla. Outro site que comentou o caso foi o Milenio.com, do México. “Vamos esperar o dia 27 de agosto quando se realize a assembléia da Primeira Divisão com todos os proprietários das equipes”, disse o presidente da Federação Mexicana, na reportagem do Milenio.com. No site notiver.com.mx, Emilio Maurer, dirigente do Puebla, afirmou que os clubes negociam apenas uma parceria, que pode envolver a transferência de jogadores.
O Puebla foi duas vezes campeão da Liga Mexicana (em 1983 e 1990) e uma vez da Copa da Concacaf, em 1992. O clube foi fundado em 1904, mas só em 1944 passou a atuar no futebol profissional. O time foi rebaixado para a segunda divisão na temporada 2004/2005 e voltou agora, no campeonato 2007/2008, à elite do futebol mexicano.
Hoje, o Atlético mantém parceria com o Dallas FC, dos Estados Unidos. Até agora, os times fizeram amistosos, trocaram experiências e acertaram a transferência do atacante Ricardinho — do Paraná para o Texas.
* * *
Bem, onde há fumaça, há fogo. Mas é óbvio qiue não existe nenhum "Grupo Tribuna", proprietário do Atlético. Algum jornal mexicano escreveu a bobagem e a reportagem do JE embarcou. Não creio que o Atlético iria comprar um time no México. O mais provável mesmo é que busque uma parceria, como consta na notícia abaixo:
martes, 7 de agosto , 2007 - 05:46:04
(RPP) Aunque no explicó los términos de la negociación con el Atlético Paranaense, Emilio Maurer, director deportivo del Puebla, aclaró que no se trata de una compra de industriales brasileños en México, sino de crear una sociedad con ellos. “No es una compra, sino una asociación. Es una inversión de ellos con nosotros. Es algo que está mirándose, y puede caber la posibilidad”, reconoció Maurer.
Cuestionado sobre los avances y proyectos trazados al respecto, el directivo no quiso proporcionar detalles. “Los tratos que se necesitan ya veremos, porque es una negociación interna, pero sí que ellos tengan que ver, que tengan ingerencia con nosotros y que aporten recursos, además de los recursos económicos y deportivos que también podríamos tener. Esa es la idea, rápidamente, en términos generales”, agregó.
Asimismo, reconoció que a mediano plazo, podría darse, entre esos acuerdos, la presencia de futbolistas amazónicos en el club de La Franja. “A su debido tiempo, cuando se necesite, se hará”, admitió Maurer.
* * *
Para quem quiser conhecer o clube mexicano, o site não-oficial do Puebla é http://www.puebla-fc.org/
Aliás, se o clube estivesse sendo "vendido" para estrangeiros, o fórum de torcedores neste site estaria "bombando" com mensagens sobre o tema. Mas não encontrei nenhuma discussão sobre o assunto.

Nenhum comentário: